quarta-feira, 18 de abril de 2012

Xô mofo!

Se você sofre com problema de umidade e mofo, seus problemas acabaram!!!

Tenho três dicas legais para manter o mofo longe de suas roupas

Se tem uma coisa que eu tenho PAVOR é mofo. É uma praga!
E se ele já pegou na madeira do seu armário, a situação fica um pouco mais complicada... É mais difícil de controlar o problema. Mas há solução!

O meu antigo armário na casa da minha mãe, tinha mofo... E eu chorava quando ia pegar alguma roupa para usar (principalmente as escuras) e elas estavam cheias de pintinhas brancas... Ahhh! Choro só de lembrar!

Tentava contornar a situação (Passava vinagre e álcool 70% nas portas e prateleiras de tempos em tempos), as vezes deixava as portas do armário abertas, para arejar. E de vez em quando até comprava aqueles produtos que tiram umidade (vou mostrar foto dele mais abaixo). Mas a situação só se resolvia por quase um mês... Depois, voltava tudo novamente!

A casa que moramos hoje, tem umidade. Antes de virmos morar aqui, tinha um guarda-roupa de três portas (E ainda tem, que nós aproveitamos para guardar livros, material de estudo, jogos de tabuleiro e toda tranqueira da casa, rs) que estava infestado de mofo! Eu limpava e em menos de uma semana, o bolor começava a surgir nas portas e nas prateleiras (daí, para pegar nos livros é pouco né?)

Quando nosso guarda-roupas chegou, tudo o que eu não queria é que ele pegasse umidade...

Então, resolvi partir pro plano de ação (e adaptei o mesmo plano para o armário de 3 portas que temos no outro quarto). Adotei algumas medidas que estão funcionando muito bem! Estamos casados há quase 5 meses e o nosso armário novo nem sabe o que é mofo, e as pintinhas brancas de mofo já não aparecem mais no armário de 3 portas há uns 4 meses, desde que adotamos essas medidas anti-mofo, que são elas:

* Arejar a casa sempre que possível;
* Armazenar sabão em pó dentro do guarda-roupa e
* Fazer uso de produtos anti-mofo.

Gente, para manter o mofo longe, é muito importante abrir a casa! Algumas horinhas por dia já basta!
Aqui tem muita poeira (por causa do minério, da Vale), mas ela sai com água e sabão. Entre o pó e o mofo, eu prefiro o pó... Então abro as janelas e deixo o sol entrar... rs
Se onde você mora não bate sol, abra as janelas para renovar o ar... Ar novo na casa, além de fazer bem para a saúde, faz bem para mente!

A dica do sabão em pó, eu li num fórum de discussão na internet, e faz todo o sentido!
O sabão em pó "puxa" a umidade do ambiente para si... Por isso formam aquelas pedrinhas...
O interessante, é que mesmo puxando a umidade do ambiente para ele, o sabão não perde suas propriedades... Continua exercendo suas funções de limpeza do mesmo jeito!
O sabão em pó aqui em casa não fica mais guardado na dispensa com os outros produtos de limpeza... E sim, no guarda-roupas! rs
Além de ajudar a tirar a umidade do armário, o sabão em pó dá um cheirinho maravilhoso nas roupas!
E eu estou adorando esse benefício duplo!

A terceira dica é manter SEMPRE um potinho daqueles produtos que tiram a umidade do ambiente! Ele não é barato, mas resolve muito o problema de umidade e mofo do armário. Quem quer se ver livre de vez do mofo, não pode ficar sem!
Acredito que o sabão em pó não resolva o problema de umidade sozinho... Ele apenas dá um "plus" no trabalho do produto anti-mofo. Então, eu tenho mantido sempre um potinho desses anti-mofo em cada compartimento do armário e troco sempre que ele enche...

Esse plano de ação tem deixado os armários aqui de casa sem mofo, e a dona-de-casa que vos escreve, muito feliz! =D

Então, resolvi compartilhar essas dicas!

Todo mês compro duas embalagens de 1 quilo de sabão em pó. E os guardo na parte de cima do armário, junto com as roupas de cama e as toalhas de banho.

O cheirinho que deixa nas roupas é maravilhoso! Além de dar um "up" na tarefa de "puxar" umidade do ambiente

O potinho anti-mofo eu coloco nas prateleiras de baixo do armário, entre as roupas... E isso tem resolvido muito o problema! O mofo do armário de 3 portas sumiu e nosso armário novo (o das roupas) nunca pegou mofo. O importante é fazer uso sempre! Se parar de usar, o mofo volta (que é o que acontecia na casa da minha mãe). Então, não pode bobear... Acabou, trocou!
Esse potinho aí já está quase na hora de trocar... rs
Ahh! E a frequência de troca (quando a água atinge o limite na marcação) aqui em casa é de mais ou menos um mês...  Mas isso varia de ambiente para ambiente... Em lugares mais secos demoram mais a encher e em locais mais úmidos, enchem até num período mais curto...

Então gente, espero que tenham gostado das dicas! Vamos todas dar adeus ao mofo!

Super beijo!!

2 comentários:

  1. ótima dica... eu tenho serio problema em abrir minha casa pq moro em uma avenidade o pó e d+! Mas vou começar a fazer isso.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Salvou minha vida, essa semana vou providencias esse potinho anti-mofo, nosso guarda-roupas está começando a cheirar mofo, e eu sou alergica, olha que beleza!
    Beijos

    ResponderExcluir