Gente, fiquei indignada com o resultado das eleições do município onde moro...
No ano passado, os vereadores da câmara de Vila Velha aprovaram o aumento dos próprios salários em uma sessão confusa, com um projeto que estava em pauta mas não foi discutido. O aumento foi de 60%, atingiu o teto máximo permitido por lei. Os salários que eram de 7 mil e pouco passaram para 12 mil e uns quebrados. (Quase igual ao salário dos trabalhadores né?)
A notícia desse aumento de salário, que foi aprovado para entrar em vigor a partir de 2013 (os que aprovaram esperavam serem reeleitos, é óbvio), veio logo após uma auditoria do Tribunal de Contas, que trouxe a tona que a Câmara gastou mais ou menos um milhão (no ano passado) com despesas como: abastecimento de carros particulares, almoços em restaurantes e churrascarias em outros municípios aos finais de semana, bombons para "atender" à imprensa e eleitores entre outros gastos nada a ver.
Acontece, que estamos falando de dinheiro público. O meu, o seu, o de todo mundo que paga imposto.
Esse aumentozinho, vai dar para a prefeitura, um gasto de cerca de três milhões de Reais por ano. Quando podia-se estar investindo melhor na educação (porque não pagar melhor o professor?), na saúde (salários de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem são verdadeiras vergonhas. Inclusive, aqui no ES, nenhuma dessas classes tem piso salarial. E não é por falta de reivindicação, tá?), na segurança, no transporte, na cultura e em outros aspectos sociais que contribuem para a qualidade de vida da população.
Mas o que me deixa mais chocada, é saber que a população não pensa em nada... Nem na hora de votar, nem no próprio dinheiro...
Vocês acreditam que OITO, dos vereadores que usaram dinheiro público para cobrir despesas pessoais e que votaram o aumento dos próprios salários foram reeleitos?
Eu fiquei revoltada! Como o povo pode ser tão burro? Ou então, estão sendo muito bem comprados...
No domingo, um ex-professor meu, estava comemorando a vitória de um desses vereadores no Facebook. Quando eu fui questionar sobre a conduta nem um pouco idônea do vereador reeleito, meu ex-professor (GENTE, UM PROFESSOR, PAI DE UM MENINO DE QUATRO ANOS) respondeu o seguinte: "O que é que tem? O que você faria se fosse você?"
Quase não acreditei quando eu li a resposta!
Como assim?
Respondi que infelizmente pessoas que não tem caráter veem as coisas dessa forma e que o nome disso é SAFADEZA.
Depois disso fiquei com tanto nojo que deletei o tal professor da rede social.
É duro admitir, mas a corrupção começa no meio do próprio povo. É aquela velha história... O povo fura fila, fica com o troco a mais que é dado na padaria, dá "jeitinho brasileiro" pra tudo... (Aliás, maldito jeitinho brasileiro, heim?)
É duro pensar que as pessoas que votaram nesses candidatos, votaram porque receberam alguma coisa em troca. Uma barganha tola, assim como os colonizadores portugueses fizeram com os índios quando chegaram por aqui...
É duro ver que não mudamos muita coisa.
Mas é assim... É como diz aquele velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece"
Como sair dessa sinuca? |
Agora, vamos todos continuar trabalhando muito para pagar bonitinho os impostos que vão sustentar toda essa corja de políticos que nós elegemos para "nos representarem".
Vou deixar aqui um vídeo, de uma entrevista feita pela TV local, ao até então presidente da câmara de Vila Velha, Ivan Carlini, a respeito do aumento dos salários. É de chorar de raiva. (Mais ainda por saber que ele foi reeleito)
Quem puder assistir, assista. Vão entender toda a minha indignação.
Bom gente... Por hora é isso aí...
Situação muito triste essa nossa...
Aqui vai ter segundo turno, pois não conseguimos eleger o prefeito. Espero que dessa vez as pessoas votem mais conscientes, porque tá difícil, viu?
Tem sido muito difícil e vergonhoso ser brasileiro... =(
Infelizmente e vergonha, decepção e indignação estão presentes em nós eleitores com os resultados gerais das eleições. Quando o povo vai aprender?
ResponderExcluirbeijocas