segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Que final de semana, heim? Uso indevido de imagem e eleições

Esse final de semana foi agitadinho por aqui... 

Hoje vou abordar/desabafar sobre dois assuntos que me incomodaram bastante nesse final de semana.

O primeiro deles, é sobre uso indevido de imagens

Nesse final de semana, uma pessoa conhecida veio me avisar que imagens das taças do MEU casamento, customizadas POR MIM, estavam sendo usadas por terceiros (sem minha permissão/consentimento) como divulgação de "trabalho" em perfil no orkut e em comunidades de rodadas de desconto, por uma pessoa dita "fornecedora".

Não vou nem entrar no assunto dos Direitos Autorais de Imagem (que a fotógrafa que fez as fotos do nosso casamento dispõe), porque se não vou acabar me estendendo muito no assunto.

Tenho consciência que quando posto uma foto na internet, não tenho mais "controle" sobre o destino dela. Posto sabendo que alguém pode salvar a foto no computador afim de ter uma referência futura de algo que ela tenha gostado. Ou colocar em álbuns de fotos em redes sociais, afim de compartilhar uma ideia. Pode acabar postando num blog ou outro veículo online como ilustração de um assunto. E isso tudo, sem atribuir os créditos, pois as vezes uma imagem anda tanto que acaba perdendo-se a fonte. Disso tudo eu sei e tenho consciência.

Penso que se alguém publica uma imagem nossa, é porque gostou.
Se essa "exposição" me incomodasse, eu não teria um blog, concordam?

Quanto a isso, eu sou muito tranquila... Realmente não ligo quando as pessoas usam "minhas" fotos sem fins lucrativos e sem causar danos que venham ferir a integridade moral ou profissional, minha e de terceiros. 
Mas o que eu não concordo e não posso aceitar de jeito nenhum, é uma pessoa usar uma foto do meu casamento, (ou o objeto da imagem, como foi o caso) como se fosse dela, com fins totalmente lucrativos. 

Com isso eu realmente não posso consentir!

A pessoa copiou as fotos dos meus blogs (e inclusive comentou em uma das postagens) e por isso, conhece a fonte. Ou seja, além de usar as imagens sem pedir autorização, não deu o crédito da fotógrafa e está usando o objeto da foto como se fosse trabalho dela. O que não é uma verdade, pois as taças que estão nas fotos, foram customizadas por mim.

A pessoa que me avisou me informou o perfil da fornecedora e a comunidade onde está sendo a rodada de desconto.

Eu não tenho mais orkut, então o Rafael (que ainda mantém a conta dele na tal rede social) foi até o perfil da pessoa ontem, solicitando que a mesma retirasse as fotos. Ela apagou o scrap dele, mas as fotos não.
Já denunciamos ao orkut, mas até agora as fotos estão no ar... (Editado em 09/10/2012. As fotos já foram retiradas do perfil da pessoa e por essa razão, o link do perfil da fornecedora foi retirado deste post)

Não posso concordar com isso pois acho um desrespeito com o que se chama de cliente. Já vi muito picareta mostrando fotos de trabalhos que não eram dele (inclusive fotos impressas, pois as vezes a picaretagem é tamanha que a pessoa chega a montar um álbum físico, com fotos que ela pega na internet e mostra em mãos, para os clientes)

Creio que nem tudo a gente pode controlar. Pois como eu falei, caiu na "rede", é peixe. O destino e o uso que as pessoas dão para as fotos, só Deus sabe! Mas penso que a gente deve denunciar esse tipo de coisa, assim que nos tornamos cientes, visto que não se trata de uma atitude honesta com o cliente.

Eu passei aqui mesmo nesse blog, o PAP (Passo-à-passo) das taças. Ensinei a fazer, afim de ajudar as noivinhas que gostam de colocar a mão na massa ou que estão afim de economizar uma graninha com coisas para o casamento. O sol nasce pra todos e entendo que a pessoa até queira ganhar um dinheirinho vendendo taças customizadas com strass, que ensinei a fazer... Mas poxa, não é pra usar minhas fotos, com um objeto que foi customizado POR MIM como mostruário né? Que use imagens do próprio trabalho... É mais honesto com o cliente (afinal o cliente quer ver um trabalho que tenha sido de fato executado pelo fornecedor) e evita uma série de problemas por usar imagens alheias...

Peço a quem puder, que ajude a denunciar, até que o orkut retire as fotos, porque a dona do perfil pelo visto não vai retirá-las sob livre e espontânea vontade.

O outro assunto (eleições) eu vou deixar para amanhã, pois esse post acabou ficando mais extenso do que eu pretendia...

Bom gente... Por hora é isso!!

Beijos!

9 comentários:

  1. Que situação mais chata Elayne... mas não deixa isso tirar seu equilíbrio não.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Cara tem GENTE PRA TUDO nesse mundo...que xato. =/ Isso pra mim é falta de respeito, de senso, de carater....ahh falta de tanta coisa. Eu hein. Super xato.

    ResponderExcluir
  3. linda, antes mesmo de vc pedir, já estava entrando no perfil da pessoa, vou tentar me cadastrar na comunidade assim todo mundo pode ver o meu scrap falando que esta foto não a pertence, posso citar que vc é a dona ou melhor não? (aguardo seu retorno)
    Muita sacanagem desta "fornecedora"... pode deixar que a queixa irei fazer sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Poxa Elayne, que coisa mais chata! Esse pap das taças é tão bom, não vamos deixar essa pessoa tirar a sua paz, Já pro orkut1 rs
    beijos máyra!

    ResponderExcluir
  5. Fui eu que usei suas fotos, mas nem sabia que era sua!Copiei do álbum de uma noiva do orkut!

    Agora que descobri quem é você eu sei que tem pessoas com todas as fotos do seu casamento nos álbuns, sinto muito!

    Você colocou na internet, o google leva até você e as noivas copiam mesmo!Essa foto está no google e no perfil de pelo menos mais 10 noivas no orkut!

    Sinto muito se foi usada para divulgação!Já apaguei!

    Se você própria divulga as fotos na internet sem marca d'água é o que se espera acontecer!

    Eu apaguei, mas infelizmente não posso mandar as outras apagarem até mesmo pq tenho mais de 400 noivas adicionadas, não lembro mais de quem copiei as fotos, mas copiei do orkut mesmo de outra noiva!!!!!


    Eu não fiz nada de mal, nem sabia que eram suas e nem sabia quem era você!
    Seu rosto nem do seu marido aparecem também, não sei o motivo de tanto alarde, mas se o casal achou ofensivo tudo bem!

    Agora procure as outras noivas porque tem gente com fotos suas até de rosto!

    E só respondi hoje, porque sou presidente de mesa nas eleições e não tive tempo de entrar na internet antes!

    ASSUNTO RESOLVIDO OK?

    Sem tempestade em copo d'água...

    ResponderExcluir
  6. Q droga heim !!!

    Por esse motivo coloco o nome o blog em todas as fotos !!!

    :)

    Bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
  7. Camila, eu ia fazer um post de resposta, mas mudei de ideia e resolvi responder por aqui mesmo.

    Não sei se você chegou a ler a minha postagem (se não leu, acho que deveria ler e se leu, aconselho a ler novamente, mas dessa vez, mas pausadamente para entender).

    Vou resumir o que escrevi no post:
    EU NÃO ME IMPORTO QUE USEM FOTOS MINHAS (DE ROSTO INCLUSIVE), OU DO MEU CASAMENTO, EM QUALQUER VEÍCULO ONLINE DESDE QUE NÃO SEJA PARA FINS COMERCIAIS OU QUE CAUSE DANO A MIM OU A TERCEIROS.

    Não sou criança e tenho total consciência que a partir do momento que eu torno uma foto pública, ela pode ser usada por outras pessoas. Seja em álbuns do orkut, facebook, blogs e afins. Por essa razão, eu ACHO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO COLOCAR MARCA D'ÁGUA. Nunca coloquei, e não é por causa disso que eu colocar.

    As fotos estão aí para serem VISTAS, ADMIRADAS, USADAS COMO IDÉIA... Como eu disse no post, eu não me importo com isso. Se me importasse, eu não teria um blog e muito menos publicaria as fotos, concorda?

    O que eu não admito, é que uma pessoa esteja a vender um produto e use como "mostruário", algo que ela não fez.

    E isso é independente de tacinha para brinde, bolo de casamento, decoração ou o diabo-à-quatro.

    Se você vende um produto e mostra uma foto, o cliente espera que seja no mínimo uma foto de um produto que VOCÊ tenha feito. E não uma foto que você e o açougueiro da esquina tem acesso pelo google imagens.

    Acho que se vc vende um produto ou um serviço, vc deve mostrar SOMENTE o que foi FEITO POR VOCÊ. O que passa disso chama-se PROPAGANDA ENGANOSA. E com isso, eu não estou de acordo. Ainda mais, usando uma foto do meu casamento para tal finalidade.

    Isso sim, eu acho motivo para "tanto alarde" e totalmente ofensivo. Tanto com o que vc chama de "cliente" e com o dono do trabalho (nesse caso, eu) que vc posta como se fosse seu.

    Sejamos adultos para entendermos a diferença entre usar a foto pq achou legal e usa a foto para divulgar seu trabalho.

    Sobre as fotos em outros perfis, fico até satisfeita em saber, pois se as pessoas postam, é pq gostaram. Isso significa que ficou bonito e o resultado almejado foi alcançado. Como disse na postagem, eu sou mto tranquila qto a isso.

    Não ligo que postem minhas fotos, desde que a pessoa não se passe por mim, ou que diga que é o fornecedor de determinado item do meu casamento (sem ter sido de fato), como foi nesse seu caso.

    Um conselho para você evitar esse tipo de problema: Seja transparente com seus clientes e só divulgue o que foi feito de fato por você para que ninguém te encha o saco, ok?

    Sei que não sou a palmatória do mundo, e sei que a internet não tem porteira. Pode haver "n" casos iguais ou até piores do que esse, com minhas fotos, que eu nem estou sabendo... Mas a partir do momento que EU FICO CIENTE, cabe a mim solicitar que o erro seja corrigido.

    ResponderExcluir
  8. Uma ultima observação: Uma foto nao ter marca d'água nao significa que pode ser usada por terceiros como meio de divulgação de um trabalho que a pessoa nao fez... Isso nao justifica

    ResponderExcluir
  9. Um absurdo ela ter copiado suas fotos e absurdo maior ainda ela ter dado essa resposta mal educada. Como assim não tem problemas usar fotos suas de um trabalho seu? Povo sem noção e mau caráter.
    beijocas

    ResponderExcluir