Como mencionei no último post, saí na sexta-feira com Rafael para fazermos as comprinhas dos químicos que vão garantir o bom estado da água da nossa piscina por mais tempo.
Fomos à uma loja que vende piscinas pré fabricadas, de fibra (aquelas piscinas carérrimas, lindas e enormes, cuja pequena não sai por menos de 15 mil Reais), pois lá com certeza acharíamos os produtos para manutenção que procurávamos.
Chegamos lá um pouco perdidos. Eu expliquei que nossa piscina era da intex, inflável, falei a capacidade dela em litros e a única coisa além disso que nós sabíamos, é que precisaríamos de cloro e de outros produtos químicos para tratar a água da piscina. Mas não sabíamos exatamente quais produtos.
Fomos atendidos por uma vendedora super atenciosa, que nos explicou direitinho como funciona o passo-à-passo do tratamento da água e nos apresentou os principais produtos que deveríamos usar na manutenção de uma piscina doméstica.
Ela garantiu que com os devidos cuidados, a água da piscina pode durar os verão inteiro (ou até por mais tempo), estando limpa, cristalina e saudável.
Para quem tiver interesse de adquirir uma piscina, vale se ligar nessas dicas:
Para quem tiver interesse de adquirir uma piscina, vale se ligar nessas dicas:
O processo de manutenção da piscina exige dois tipos de tratamento. O tratamento físico e o químico.
O tratamento físico consiste em três etapas:
1) Retirada de folhas e demais sólidos que estejam flutuando na superfície da piscina (precisaremos de uma redinha para isso);
2) Filtragem da água (nossa piscina vem com uma bomba-filtro incluída, então a filtragem estará garantida);
3) Aspiração de sujeira decantada no fundo (precisaremos de um aspirador... e já estamos orçando preço na internet, de aspirador próprio para o tipo de piscina que compramos, da mesma marca da piscina, inclusive, para não corrermos o risco de danificar o material dela)
Já o tratamento químico consiste em tratar a água, deixando-a cristalina e ideal para o banho.
Para o tratamento químico, compramos os seguintes produtos (vou explicar direitinho pra que serve cada um):
Cloro granulado, kit teste de pH e Cloro, estabilizador de pH, algicida e floculante |
Explicando cada um:
KIT TESTE DE PH E CLORO
Antes de mais nada, todos os outros produtos só terão um efeito satisfatório se o pH da água estiver dentro do considerado ideal (entre 7,2 e 7,6), o uso da piscina e fatores como: suor, chuva e urina (Deus me livre alguém urinar em nossa piscina), vão alterando o pH da água. E o pH alterado, além de cortar o efeito dos produtos, causa irritação na pele e nos olhos nos banhistas.
Então para que o pH permaneça ideal, é necessário manter o teste sempre à mão, e verificar e ajustar o pH da água antes de usar os outros produtos.
Há também um teste que verifica o nível de cloro na piscina. Deve ser realizado com frequência, pois o sol vai enfraquecendo a ação do cloro na água. Sempre que for necessário, a quantidade de cloro também deve ser ajustada. O teste serve pra nortear o nível de pH e cloro da água.
ESTABILIZADOR DE PH
Caso o teste denuncie um desequilíbrio no pH da água, este deve ser estabilizado. Para isso há um produto chamado: Estabilizador de pH que como o nome já diz, vai corrigir o pH da água, tornando-o ideal novamente para daí então poder usar os outros produtos de tratamento. Esse produto vem acompanhado de uma receita, pois a quantidade administrada varia de acordo com a capacidade em litros de cada piscina, e com o resultado do pH da água.
Estabilizador de pH |
CLORO GRANULADO
Há diversas marcas, diversos tamanhos e diversos preços. A função do cloro na água na piscina não tem nada a ver com o que eu pensava. Eu achava que o cloro servia para manter a água cristalina e limpa por mais tempo. Mas não é nada disso. O cloro serve para fazer a sanitização da água. Tem função desinfetante e nada mais. Mas é extremamente necessário para evitar proliferação de bactérias na água e evitar doenças e mau cheiro.
É importante lembrar que o cloro usado nas piscinas não deve ser o cloro líquido, que usamos para limpar a casa. O cloro granulado, próprio para piscina, não altera o pH da água (lembram que comentei acima que o pH alterado causa irritações nos olhos e na pele?)
O cloro que compramos foi o da marca PROPOOL. O motivo especial pelo qual o escolhemos foi porque era o que estava mais em conta, e promete ações algistáticas (não mata a alga, mas impede o seu desenvolvimento) e clarificantes
Cloro granulado- Ação desinfetante sem alterar o pH da água |
Agora sim, vem os produtinhos milagreiros, e provavelmente será graças a eles que a água da piscina se tornará usável por mais tempo.
ALGICIDA
Como o nome já diz, esse produto tem como função evitar o aparecimento de algas (ou lodo, como preferir) no fundo e nas paredes da piscina. O lodo deixa o fundo escorregadio e a água com uma coloração esverdeada. O produto não altera o pH da água e também tem receita (a quantidade administrada deve estar de acordo com a capacidade em litros da piscina e deve ser aplicado uma vez por semana, com uso do filtro e deve ser aplicado simultaneamente aos outros produtos)
Algicida |
FLOCULANTE
Esse produto é o cara que vai evitar que a água da piscina fique turva, mantendo-a sempre cristalina e lindinha! A ação dele é aglutinar as partículas microscópicas em suspensão na água, formando flóculos maiores e mais pesados, que passam a ser retidos pelo filtro ou decantam para o fundo da piscina (para serem aspirados). Também não altera o pH da água e é administrado de acordo com a capacidade em litros da piscina, aplicado uma vez por semana, com uso do filtro e deve ser aplicado simultaneamente aos outros produtos.
Floculante = água cristalina |
Então gente... Por hora é isso!
Os produtos nem custaram tão caros como eu imaginei. Pra falar a verdade, eu achei barato até. Só para vocês terem uma ideia, o vidro de um litro do algicida custou R$ 9,00, e para o tamanho da nossa piscina (10 mil litros) deve durar cerca de uns 5 meses (usando ininterruptamente durante os cinco meses, uma vez por semana, como recomendado)
Manutenção de piscina pode dar trabalho sim. Mas não sai caro como dizem.
Manutenção de piscina pode dar trabalho sim. Mas não sai caro como dizem.
Sem contar que é muito mais econômico e ecológico do que jogar a água fora né?
Ainda não compramos a lona para servir de piso... Chegamos a olhar umas lonas, mas achamos tão fininhas... Vamos procurar mais para ver se achamos algo mais resistente... Algo como um tapete de E.V.A, ou coisa parecida...
Mas também, a piscina ainda não chegou né? Estamos adiantados...
Não vejo a hora dela chegar e poder ficar de molho! Que calorão que anda fazendo gente!
Beijos!
Elayne, saudade de passar aqui! E puxa que legal... Acabou optando em comprar a piscina né? Também com esse verão antecipado é a melhor coisa que vocês fizeram, tenha certeza!
ResponderExcluirUm bju grande.